lápis-tinta - definizione. Che cos'è lápis-tinta
Diclib.com
Dizionario in linea

Cosa (chi) è lápis-tinta - definizione

Lápis Lazuli; Lápis-lazuli; Lápis lazuli; Lazulita

Impressora de jato de tinta         
  • Exemplo de impressora: [[Canon]] S520 Ink jet
  • Uma imagem com 10×10 pixels no monitor de vídeo precisa de uma densidade de impressão bem maior em uma impressora jato de tinta, para obter-se qualidade semelhante.
Impressoras a jato de tinta utilizam sistemas dotados de uma cabeça de impressão ou cabeçote com centenas de orifícios que despejam milhares de gotículas de tinta por segundo, comandados por um programa que determina quantas gotas e onde deverão ser lançadas as gotículas e a mistura de tintas.
Impressora de tinta sólida         
A impressora de tinta sólida é uma impressora usada principalmente nos sectores de embalagens e desenho industrial; são famosas por imprimir numa variedade de tipos de papel. Como o nome implica, tais impressoras usam espetos de tinta endurecidos, que são derretidos e espirrados através de pequenos bocais na cabeça de impressão.
Lápis de cor         
  • <center>Lápis de cores.</center>
Lápis de cor é uma variedade de lápis utilizada para pintura e afins, principalmente no ambiente escolar. Normalmente são comercializados em embalagens contendo 6,8, 12,18, 24, 36, 48 ou 120 unidades de cores diferentes.

Wikipedia

Lápis-lazúli

Lápis-lazúli ou lazulita é uma rocha metamórfica de cor azul, de opaca a translúcida, composta especialmente de lazurita e calcita utilizada como gema ou como rocha ornamental desde antes de 7 000 a.C. em Mergar, na Índia (atualmente, Paquistão), nas minas de Sar-i Sang em Chortugai (no norte do Afeganistão) e em outras minas na província de Badaquistão (nordeste do Afeganistão).

O lápis-lazúli foi altamente valorizado por civilização do Vale do Indo (3 300-1 900 a.C.). Alguns fragmentos de Lápis-lazúli foram encontradas nos enterros do Neolítico em Mergar, no Cáucaso e até mesmo longe do Afeganistão como a Mauritânia. A sua cor, azul-escura e opaca, fez com que esta gema fosse altamente apreciada pelos faraós, como pode ser visto por seu uso proeminente em muitos dos tesouros recuperados dos túmulos faraônicos. Por exemplo, foi usado na máscara funerária de Tutankhamon (1341-1323 a.C).

É ainda extremamente popular hoje. Trata-se de uma rocha, e não de um mineral, já que é composto por vários minerais.